Introdução ao erp
Como não há uma definição inquestionável abstraia que é um software criado para integrar, compartilhar e produzir a informação em tempo real com características bem atuais dos sistemas.
Esse processo foi iniciado com o surgimento de máquinas poderosas e mais baratas, pois era uma característica dos MRP (Materials Requeriments Planning) nessa época a relação empresarial era departamental X produção, logo em seguida veio a integração empresa e finanças MPRII e por fim Surgiu o ERP(Enterprises Resource Planning)num período de pós-guerra e surgimento da globalização o desafio agora é a relação da corporação e a estratégia pois os modelos anteriores tinham problemas de integração sistemas entre si.
Hoje os principais ERP’s cobre ou integram no mínimo três áreas básicas ficando cada dia mais difíceis distinguir quais os limites funcionais dos sistemas agora sob a arquitetura cliente servidor atendendo um numero maior de aplicações e interface fácil de usar.
O processo de implantação foi caro e demorado por causa da pouca experiência o que com o tempo foi criando um conhecimento tácito viabilizando a difusão destes ERP s. As áreas de TI vem se dedicando a desenvolver e manter. Os pacotes prontos aumentam a manutenção, começam a exigir da equipe de TI uma maior habilidade técnica em relação ao negócio. O que evidencia a união entre a tecnologia e os processos empresariais.
1.1.Características dos ERP
As tecnologias empresariais utilizadas no modelo servidor- cliente e os sistemas abertos foram construídos com ferramentas especiais de desenvolvimento de software proprietário o que facilita a integração e o bom desenvolvimento técnico. Os computadores em redes permite o relacionamento de dois programas de computador onde um solicita e o outro atende. Nos sistemas abertos tem como ideia ligar diversos fabricantes em um sistema. A principal vantagem é a facilidade comunicação entre os sistemas. Uma desvantagem é a mão de obra treinada especificamente