revisao atividade processos decisoriais
QUESTÃO 01: A partir das discussões iniciais realizadas na disciplina, responda:
a) O que é “Racionalidade”?
No que se refere ao pensamento, a atenção aos detalhes de acordo com a realidade e se atentando aos possíveis fracassos. Ser racional, ou seja, pensar bem antes de agir, planejar com calma, calcular bem para que possa ocorrer o mínimo de erros e estar sempre preparado para fracasso ou para o sucesso. A racionalidade requer que crenças, desejos e ações se relacionem de uma forma particular. Nesse sentido, a racionalidade é uma condição de consistência que sustenta que essa relação seja válida para todas as crenças, desejos e ações.
b) Na sua visão, qual a importância de se compreender a “racionalidade” para a tomada de decisão nas organizações?
Ser racional é ser movido pela verdade, pela clareza e objetividade. São seres conscientes que não se deixam dominar por impulsos passionais.
De um lado isso é vantajoso pois diminui as chances de investir em um mal negocio, ou gastar dinheiro desnecessário, por exemplo. Em se tratando de organizações publicas é ainda mais importante, uma vez que está lezando toda a sociedade, mas não deixa de ter fundamental importância nas organizações privadas já que o prejuízo também é constante. Concluindo, Além de diminuir ou ate eliminar os riscos de incertezas no processo decisório, faz-se-a melhores escolhas com base nos objetivos a serem alcançados, maximizando a satisfação desinteressados.
QUESTÃO 02: O Oportunismo muitas vezes está relacionado com o nível e informação que as partes possuem e como fazem uso destas. Em um contexto de negociações e de tomada de decisão, explique:
a) Qual a relação existente entre Assimetria de Informação – Racionalidade Limitada – Oportunismo?
Em economia, Informação assimétrica é um fenômeno que ocorre quando dois ou mais agentes econômicos estabelecem entre si uma transação econômica com uma das partes envolvidas detendo por tal meio informações