resumão de geografia
POPULAÇÃO: A população absoluta é composta por 731,1 milhões de habitantes, o equivalente a 11% da população mundial. Levando em conta a extensão territorial observamos que a Europa possuí uma alta densidade demográfica, entre 70 e 381 hab/km2.
ESTRUTURA DA POPULAÇÃO: Em sua grande maioria a Europa é divida por países desenvolvidos, esse fato pressupõe que as populações destes países possuam boa qualidade de vida. Em países ricos, normalmente se observa: PEQUENO CRESCIMENTO VEGETATIVO E EXPECTATIVA DE VIDA BASTANTE ELEVADA
IMIGRANTES: O alto padrão de vida da maioria dos países europeus atraiu imigrantes em busca de oportunidades de trabalho. As maiorias dos estrangeiros submetem-se a trabalhos normalmente rejeitados pelo europeu, mas que rendem significativas somas quando comparado aos salários do país de origem. Alguns imigrantes vivem na ilegalidade, com documentos falsos. Os imigrantes sofrem com a XENOFOBIA, que é uma forma de discriminação praticada principalmente por grupos organizados que atribuem ao estrangeiro a responsabilidade de problemas sociais como desemprego.
PIRÂMIDES ETÁRIAS: Nos países desenvolvidos a base é mais estreita, o que indica uma baixa taxa de natalidade, diferente nos países subdesenvolvidos que a base é larga. Em países desenvolvidos o topo é mais largo o que mostra que a população de idosos é maior bem como a expectativa de vida da população. Outro aspecto a ser observado é o corpo da pirâmide, que em países desenvolvidos é mais largo indicando o predomínio da população ADULTA, desta forma podemos chamar estes países de ADULTOS.
TAXAS POPULACIONAIS: Taxa de Crescimento Vegetativo: BAIXAS, Causas: Planejamento familiar, métodos contraceptivos, grau de instrução, custo de vida alto e inserção da mulher no mercado de trabalho.. Taxa de Mortalidade: BAIXAS, Causas: excelentes condições de saúde, saneamento básico, atendimento hospitalar e alimentação.
As grandes cidades, como Berlim,