Revis O Psicologia
1-Behaviorismo
O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise). Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.
Segundo Skinner, o behaviorismo radical é a filosofia da ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era o responsável pelo comportamento humano. Esta vertente do behaviorismo teve grande popularidade no Brasil e nos Estados Unidos
Skinner era claramente contra a utilização de elementos não observáveis para explicar a conduta humana. Assim, os aspectos cognitivos não são considerados, porque o ser humano é visto como um ser homogêneo, e não como um ser que é composto pelo corpo e mente.
O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indivíduos pelo meio ambiente. De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negativo.
Esta ligado ao comportamento pelo uso dos reforçadores que são todo e qualquer fenômeno que fazem com que a frequência de um comportamento aumente. Todos os reforçadores aumentam a frequência de uma resposta. Sendo:
Positivos: aumentam a frequência de um comportamento dando algo prazeroso ao individuo. Ex: trabalhar e receber salário.
Negativos: aumentam a frequência de um comportamento retirando um desprazer. Ex: retirada de choque, quando se aperta uma alavanca.
Primários: todos aqueles que são indispensáveis para a garantia da vida. Ex: água e comida.
Secundários: os demais que não são para garantir a vida. Ex: um sorriso.
Generalizados: todos os secundários que são usados para se adquirir um primário. Ex: dinheiro usado para compra de alimentos.
Positivos: ofereço algo prazeroso
Negativos: retiro um desprazer
Primário: coisas primarias, essenciais a vida.
Secundários: os demais, não essenciais a vida.
Generalizados: uso de um secundário para