Psicologia Juridica 2015 REVIS O
Personalidade.
Determinantes da personalidade - Hereditariedade: influencia através da estrutura orgânica e dos processos de maturação
- Meio ambiente: inclui tanto o meio físico como o meio social
- Personalidade é resultante de: alicerce biológico + ação continuada do meio ambiente durante a vida intra-uterina + ação continuada do meio ambiente durante todo o desenvolvimento do indivíduo.
- Nas várias tentativas de conceituar personalidade, podemos observar princípios subjacentes, que acompanham este conceito. São eles: princípio da globalidade, princípio social, princípio da dinamicidade e princípio da individualidade. A personalidade é o conjunto de todos os aspectos próprios do indivíduo pelos quais ele se distingue dos outros. Personalidade é algo individual PERSONALIDADE
- PERVERSÃO: é uma estrutura psicopatológica caracterizada pelos desvios de objeto e finalidade. A pessoa portadora de perversão sente-se atraída por aquilo que é pessoalmente ou socialmente proibido e inaceitável . Dentre as mais conhecidas perversões estão: a pedofilia (atração por crianças); a bestialidade ou a zoofilia ( atração por animais); o sadismo (prazer obtido ao infligir dor ao parceiro) ;masoquismo (prazer em sofrer); o fetichismo (atração por parte específica do corpo do parceiro ou por algo que o represente).
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE: afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, o modo como ele vê o mundo, a maneira como expressa as emoções, o comportamento social. Caracteriza um estilo pessoal de vida mal adaptado, inflexível e prejudicial a si próprio e/ou aos conviventes. Por convenção, o diagnóstico só deve ser dado a adultos, ou no final da adolescência, pois a personalidade só está completa nessa época, na maioria das vezes. Os diagnósticos de distúrbios de conduta na adolescência e pré-adolescência são outros.
Família e Gênero:
Gênero X Sexo
Diferença entre homens e mulheres
Para a Psicologia: a partir de