RESUMO TERNURA TACTIL
O ego deriva em última instância das sensações corporais, principalmente daquelas que tem fonte na pele. Pode ser considerado uma projeção mental da superfície do corpo. “Ele representa a superfície do aparelho mental”.
Bipolaridade táctil: sinto o objeto que toca a minha pele e ao mesmo tempo em que sinto minha pele tocada pelo objeto. “ É na pele que o ego aprende o psiquismo”.
“O ego é a projeção mental da superfície do corpo”
Nascimento biológico: é um evento bem delimitado, dramático e observável.
Nascimento psíquico: é um processo intrapsíquico de lento desdobrar.
- Os nascimentos não coincidem no tempo.
* O primeiro esboço da consciência de si ocorre por volta de cinco meses, e não tem sido simples identifica-lo. Para adquirir um senso de existir como unidade psíquica (eu/não eu), o bebê precisa alcançar a consciência do corte da simbiose. Só assim ele conseguirá sair do ego corporal para construir um ego psíquico, e construir sua identidade individual. É um processo gradativo, pois o bebê oscila entre uma ilusão de continuidade física e uma quebra da continuidade corporal.
* Já as crianças autistas, justamente pela falta de contato (em geral têm mães deprimidas), vivem a separação como queda absoluta. No autismo esse processo de separação se fez de forma abrupta. Essas mães deprimidas produzem uma distância física provocadora da percepção precoce de separação. “mãe morta” E com isso, essa criança cria uma cápsula de proteção em uma tentativa de evitar contato com esse “não-eu”.
“Pensar é partir das sensações corporais e transformá-las em ideias e conceitos, em direção à construção de uma equação simbólica”.
- Se não me sinto envelopado por uma mãe corro o risco de me esvaziar pelos buracos de