Revis O De Matem Tica Ensino M Dio
Esta parte trata de uma revisão de assuntos vistos no ensino fundamental e médio, necessários ao entendimento da economia em nível básico.
1. PRODUTO CARTESIANO.
Dados dois conjuntos A e B, não vazios. Chamamos de AXB (Lê-se: “A cartesiano B”), ao conjunto formado por todos os pares ordenados (x, y) tal que x∈A e y∈B. Exemplo: dados A = {2, 6} e B = {1, 3, 5, 8} para determinar AXB basta conectar todos os elementos do conjunto A com todos os elementos do conjunto B, seguindo essa ordem, assim: A X B = {(2,1), (2,3), (2,5), (2,8), (6,1), (6,3), (6,5), (6,8)}
2. NÚMERO DE ELEMENTOS DE AXB.
Sejam dois conjuntos, A com n(A) elementos e B com n(B) elementos. Para calcular o número de elementos de AXB, ou seja, n(AXB) basta fazer o produto n(A).n(B). n(AXB) = n(A).n(B)
Do exemplo anterior: n(AXB) = n(A).n(B) = 2 . 4 = 8 elementos.
3. SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS
Plano cartesiano
A geometria analítica teve como principal idealizador o filósofo francês René
Descartes ( 1596-1650). Com o auxílio de um sistema de eixos associados a um plano, ele faz corresponder a cada ponto do plano um par ordenado e vice-versa.
Quando os eixos desse sistemas são perpendiculares na origem, essa correspondência determina um sistema cartesiano ortogonal ( ou plano cartesiano).
Assim, há uma reciprocidade entre o estudo da geometria ( ponto, reta, circunferência) e da Álgebra ( relações, equações etc.), podendo-se representar graficamente relações algébricas e expressar algebricamente representações gráficas.
Observe o plano cartesiano nos quadros quadrantes:
Exemplos:
•
•
A(2, 4) pertence ao 1º quadrante (x A > 0 e y A > 0)
B(-3, -5) pertence ao 3º quadrante ( x B < 0 e y B < 0)
Observação: Por convenção, os pontos localizados sobre os eixos não estão em nenhum quadrante.Distância entre dois pontos
Dados os pontos A(x A , y A ) e B(x B , y B ) e sendo d AB a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem:
Como