REVIS O CONCEITUAL INTRODU O APS 2 SEM
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de se fazer um estudo de caso, sobre as práticas administrativasidentificadas em uma organização de médio porte, mais concretamente emidentificar qual a aplicação de aspectos da Teoria da Administração que mais se aplicam a ela. Para tal, foi escolhida a empresa Leniors Componentes Hidráulicos, desenvolvedora e fabricante de cilindros hidráulico.
No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar ao conteúdo do trabalho, fez uma breve revisão conceitual sobre as teorias administrativas identificadas na organização, com base nas informações coletadas no capítulo 2.1.
A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas necessárias para o alcance eficaz dos objetivos de organização. Tudo é relativo, tudo depende. Surgiu a partir dos resultados de várias pesquisas. Os resultados conduziram a uma nova concepção de organização, verificaram que as condições sob a quais as empresas trabalham são ditadas “de fora” delas, isto é, do seu ambiente externo. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.
A administração Científicacaracteriza-se pela ênfase nas tarefas, para aumentar a eficiência da empresa é necessário aumentar a eficiência ao nível operacional. Tem por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas. Esse tipo de administração trabalha com 4 fundamentos principais, sendo eles o princípio do planejamento, o princípio da preparação dos trabalhadores, o