Revis O Bibliografica
1.1. Dilatação térmica
TIPLER, P. e MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros, 6. ed. Vol. 1, Rio de Janeiro: LTC, 2009
Quando um corpo absorve calor, várias mudanças podem ocorrer em suas propriedades físicas, Por exemplo a temperatura do corpo pode aumentar, ao mesmo tempo em que ele expande ou contrai, ou corpo pode se fundir ou vaporizar, enquanto sua temperatura permanece constante.
Todas as substâncias, seja solidas, liquidas ou gasosas, quando fornece calor para um corpo ele recebe a energia e as moléculas se agitam, a temperatura aumenta, com isso precisando de espaço para o aumento do corpo.
As estruturas de concreto com grandes dimensões, sujeitas a variações de temperatura, necessitam de juntas de dilatação para absorverem os seus movimentos de dilatação e de contração. A separação entre blocos de edifícios, pontes, viadutos etc., são locais onde as juntas se fazem necessárias para acomodar movimentos diferenciados de assentamento de fundações, além dos movimentos térmicos de dilatação e de contração. A localização e a direção das juntas, no sentido vertical ou horizontal, a amplitude do seu movimento e o uso a que se destina na área que elas atravessam, são fatores que precisam ser levados em conta no desenho das juntas e na especificação dos produtos e sistemas de sua vedação.
1.2. Junta de dilatação – Em pontes
Palestra dada pelo Eng.Carlos Henrique Siqueira
Fonte: http://www.institutodeengenharia.org.br/site/videos/canal/cod_canal/543/juntas-de-dilatacao-a-experiencia-da-ponte-rio-niteroi
Uma junta de dilatação pode ser definida como sendo uma separação entre duas partes de uma estrutura para que estas partes possam se movimentar-se, sem que haja qualquer transmissão de esforços entre elas.
As estruturas de concreto com grandes dimensões, sujeitas a variações de temperatura, necessitam de juntas de dilatação para absorverem os seus movimentos de dilatação e contração. A separação entre blocos de edifícios, ponte,