Revezamento 4 x 100 metros
1729 palavras
7 páginas
O revezamento 4 x 100 metros com bastão ou revezamento 4 x 100 metros rasos é uma modalidade olímpica de atletismo, disputada por equipes. A prova é constituída por quatro percursos equivalentes aos 100 metros rasos, percorridos por quatro atletas alternadamente. A prova foi introduzida para homens nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912, em Estocolmo. O primeiro campeão olímpico foi a equipa da Grã-Bretanha. O evento feminino integra o programa olímpico desde os Jogos de 1928, em Amsterdã. A primeira equipa feminina a conquistar uma medalha de ouro olímpica na prova foi a do Canadá. O evento masculino da modalidade era dominado pelos Estados Unidos, que detinha as dez melhores marcas em 4x100m com bastão e ganhavam a maioria das medalhas em Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo. Porém, a Jamaica quebrou essa hegemonia ao unir na mesma equipe 2 lendas da prova 100m rasos, Bolt e Powell. A corrida inicia-se numa linha de partida escalonada, semelhante à dos 400 metros rasos. A passagem do bastão ocorre a cada 100 metros, numa zona de passagem com cerca de 20 metros de comprimento. Trocas de bastão fora deste intervalo são motivos de desqualificação. Para a passagem ser bem sucedida e não prejudicar o tempo final da prova, o atleta que receber o bastão tem que estar já a correr a uma velocidade alta e tem que apanhá-lo de costas, sem ver o bastão diretamente. Tipos ou estilos de passagem do bastão:
Passagem Ascendente
O bastão é posicionado “para cima” na palma da mão do corredor em espera. O corredor em espera segura o braço com a palma da mão voltada para baixo. O polegar e o dedo formam um “V” de cabeça para baixo. Pontos de Ensino
-Sob o comando do corredor que ingressa ou quando este corredor alcança uma marca pré-determinada, o corredor do próximo percurso inicia sua corrida.
-O próximo corredor alcança o bastão por trás com a mão receptora, formando um “V” invertido.
-O corredor que regressa coloca o bastão na mão do