100 Metr
• Há corridas de revezamento de 4 x 100 m e 4 x 400 m para homens e para mulheres nas Olimpíadas.
• Durante uma corrida de revezamento, quatro atletas de uma equipe se revezam correndo partes de um circuito.
• Os corredores devem passar um bastão de metal ou de madeira ao próximo corredor dentro de uma zona determinada. Nas Olimpíadas, as trocas de bastão são obrigatórias dentro de uma zona de passagem de 20 metros.
• A estratégia comum para uma equipe de revezamento composta por 4 pessoas é a seguinte: a primeira pessoa é o segundo atleta mais rápido, o segundo corredor é o terceiro mais rápido, o terceiro corredor é o menos rápido e o quarto corredor (âncora) é o mais rápido.
• Os revezamentos começam em raias com uma largada por etapas. O primeiro competidor começa nos blocos de largada; o segundo, terceiro e quarto corredores largam correndo.
4 x 100 metros estafetas
4 x 100 metros estafetas
passagem do testemunho nos
Campeonatos do Mundo de Osaka, 2007
Olímpico desde
1912 H / 1928 S
Desporto
Atletismo
Praticado por
Ambos os sexos
Campeão olímpico
Homens
Jamaica
Mulheres
Rússia
Campeão mundial
Homens
Jamaica
Mulheres
Estados Unidos
4 x 100 metros estafetas ou revezamento 4 x 100 metros rasos é uma modalidade olímpica de atletismo, disputada por equipas. A prova é constituída por quatro percursos equivalentes aos 100 metros rasos, percorridos por quatro atletas alternadamente.
A prova foi introduzida para homens nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912, em Estocolmo. O primeiro campeão olímpico foi a equipa da Grã-Bretanha. O evento de senhoras integra o programa olímpico desde os Jogos de 1928 em Amesterdão. A primeira equipa feminina a conquistar uma medalha de ouro olímpica na prova foi o Canadá.
O evento masculino da modalidade era dominado pelos Estados Unidos, que detinha as dez melhores marcas de sempre em 4x100m estafetas homens1 e ganharam a