Reutilização de Pneus
Mal sabia que sua invenção iria modificar por completo o mundo. Afinal, além de sua resistência bem maior do que de ferro e rodas de madeira, os pneus absorvem melhor o impacto, o que torna qualquer viagem mais confortável!
Porém, como era de se esperar, qualquer produto traz um impacto ambiental consigo. O impacto causado pelo aumento do número de pneus fabricados não demorou a surgir. O descarte incorreto de pneus traz muitos problemas para o ser humano e para a natureza.
Basta pensar no aumento dos casos de dengue em grandes cidades. Isso aconteceu porque pneus velhos acumulam água quando colocados em locais descobertos, o que ajuda na proliferação do mosquito causador da doença.
O Pneu é um dos itens que mais prejudica ao meio ambiente, pois o seu tempo de degradação é indefinido, ou seja, serão anos e anos na natureza, poluindo rios, mangues, praias entre outros.
Curiosidades:
Você Sabia?
Anualmente, cerca de 800 milhões de pneus são descartados no mundo. Aqui no Brasil são produzidos mais de 40 milhões de pneus todos os anos. Praticamente metade desse número é descartada de maneira ou não-sustentável. A reciclagem é menos interessante que o reaproveitamento, isso por que no ato de reciclar, reprocessa-se material, se gasta energia, gera-se gás carbônico. No reaproveitamento, economiza-se energia. Não se deixa resíduo na natureza e a comunidade é inserida socialmente, ou seja, são dezenas de benefícios envolvidos em apenas um simples processo. Os móveis feitos de pneus não devem ser admirados apenas pela sua capacidade de conservar a natureza, mas também pela sua beleza, pois alguns modelos ficam extremamente bonitos, podendo ser usados em residências, principalmente no jardim, onde o aspecto de natureza se integra a causa social e ambiental envolvida na confecção do móvel.
’