Reutilização de pneus
Alunos:
Gabriel Alvise Teixeira
Renan Marques Canedo
Disciplina: Metodologia Científica
Prof.ª Ms. Bruna Abreu
Curso: Engenharia Ambiental – 3º Período – Noturno
Faculdade Pitágoras Poços de Caldas – Maio/2014
Introdução
O asfalto é um dos mais antigos materiais usados pelo homem ao longo de sua história.
É de grande importância para o Brasil, já que sua economia depende da malha viária, pois não dispõe de outras alternativas como as ferrovias e hidrovias. Os pneus que chegaram ao fim de sua vida útil tem uma nova alternativa para o seu destino que é sua utilização na pavimentação asfáltica.
O asfalto-borracha vem sendo cada vez mais aplicado no país por oferecer segurança, durabilidade, e também colaborar com o fator ambiental. Justificativa
O trabalho traz um tema atual com grandes benefícios à logística do país e ao meio ambiente, buscando ampliar o entendimento sobre o assunto, além de trazer estimativas e dados técnicos para demonstrar a eficiência do método que vem sendo aplicado nas rodovias brasileiras.
Objetivo Geral
Demonstrar a aplicação do asfalto-borracha na pavimentação das rodovias brasileiras, objetivando seus pontos favoráveis e consequentemente uma destinação correta e economicamente viável dos resíduos que seriam depositados na natureza.
Objetivos Específicos
• Conhecimentos básicos sobre o asfalto;
• Conhecimentos básicos sobre o pneu;
• Método para reutilização do pneu na pavimentação asfáltica; • Viabilidade econômica da utilização do asfaltoborracha.
Hipótese
O trabalho visa os benefícios do asfalto modificado com polímeros para melhorar o desempenho do asfalto, reduzindo a formação de trilhos de roda, trincamento térmico e fadiga do revestimento, além de demonstrar que é uma atividade economicamente viável.
O asfalto
• A composição do asfalto consiste na destilação do petróleo bruto, onde a resultante é chamada