Reuso da água na irrigação
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFRAESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO TÉCNICO EM SANEAMENTO AMBIENTAL.
DISCIPLINA DE IRRIGAÇÃO
PROFESSOR: MARCELO NOVAES
REUSO DA ÁGUA NA IRRIGAÇÃO
Alunas: Elisabeth Lima.
Joelma Lopes.
Maria Lidiane.
Priscilla Passos.
Recife, de Maio de 2013.
INTRODUÇÃO
O problema da falta de água que estamos vivenciando, nos leva a necessidade de desenvolver estratégias que possibilitem saídas para a melhoria quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos. O uso indiscriminado dos corpos de água, a poluição dos mananciais, o aquecimento global e os períodos de seca estão cada vez mais presentes e vêm agravando a questão da água no Brasil e no mundo.
A atividade de irrigação é a maior consumidora de água, onde utiliza aproximadamente 70% do consumo total de água no Brasil. Dentro desta atividade, o consumo de água sofre variação, pois depende do método de irrigação que empregado, da natureza do solo, o tipo de requerimentos das diferentes culturas e os índices de evaporação das regiões, são elementos importantes para se definir o consumo de água para irrigação.
Como a demanda pela água continua crescendo, o retorno das águas servidas e o seu reuso vem se tornando um componente importante no planejamento, desenvolvimento e utilização dos recursos hídricos na irrigação.
Essa demanda significativa recursos hídricos leva a ponderar que as atividades agrícolas devem ser consideradas como prioritária em termos de reuso de efluentes tratados.
Os efluentes adequadamente tratados podem ser utilizados para aplicação em:
- Culturas de alimentos não processados comercialmente: irrigação superficial de qualquer cultura alimentícia, incluindo aquelas consumidas cruas;
- Culturas de alimentos processados comercialmente: irrigação superficial de pomares e vinhas;
- Culturas não alimentícias: irrigação de