Sustentabilidade
APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS CINZAS
O que é sustentabilidade?
Um projeto sustentável, por definição, é aquele capaz de proporcionar benefícios na forma de conforto, satisfação e qualidade de vida, sem comprometer a infra-estrutura presente e futura dos insumos, gerando o mínimo possível de impacto no meio-ambiente e alcançando o máximo possível de autonomia. Na prática temos vários recursos já disponíveis ao público em geral na forma de produtos e sistemas que espelham esta filosofia e nos próximos artigos estaremos debatendo as maneiras práticas de utilização no dia-a-dia da arquitetura.
O que são águas cinzas? As águas cinzas são aquelas derivadas dos chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas e lavagem de autos, sejam de uso doméstico ou comercial. Estas águas podem, e devem ser utilizadas, o que proporciona economia financeira e de recursos naturais. O reuso da água traz benefícios para quem o utiliza e para toda a sociedade.
Sistema de reuso das águas cinzas
O reuso consiste na utilização da água mais de uma vez, partindo do principio de sempre reutilizar essa água com a qualidade mínima requerida pelos padrões e normas sanitárias. Neste artigo, abordam-se os mecanismos que envolvem o reuso das águas servidas, mais especificamente as águas cinzas, apresentando as normas e diretrizes, projeto e aplicação na construção.As águas servidas são as águas que já foram usadas nas atividades humanas e podem ser classificadas como águas negras e águas cinzas. [pic]
Figura 1 – Águas negras e Águas cinzas (Fonte: TÉCHNE Ed. 98 ano 13 maio de 2005) As águas negras são aquelas provenientes do vaso sanitário e da pia e da cozinha, ou seja, águas ricas em matéria organiza e bactérias com potencial patogênico.
Águas cinzas são aquelas provenientes do chuveiro, banheira, lavatório de banheiro e maquina de lavar roupa. Essas águas são ricas em sabão, sólidos