Retângulo de Ouro
1.O que é?
Um retângulo áureo é um retângulo em que a razão entre o lados é igual ao número phi (que vale 1,610833989...) ,ou seja, dividindo a medida do lado maior pela do lado menor é possível encontrar o número phi.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rect%C3%A2ngulo_de_ouro (MODIFICADO)
2.Relações matemáticas
Se a e a+b são os comprimentos dos lados do retângulo, a definição acima se traduz na relação:
FONTE: http://topicosmatematicos.blogspot.com.br/2008/11/o-retngulo-ureo.html
3.Retângulo de ouro na história
Os gregos da antiguidade conheciam a Razão de Ouro, como obtê-la, como conseguir uma aproximação conveniente e como a utilizar na construção do Retângulo de Ouro.
Os arquitetos da Grécia Antiga, no século V a.C., tinham consciência do seu efeito harmonioso. O Parténon, templo à deusa Atena no centro de Atenas, construído em cerca de 430 ou 440 a.C., é um exemplo de uma das primeiras utilizações do Retângulo de Ouro na arquitetura.
A gravura conhecida por "Vitruvian Man", pertencente aos apontamentos de Leonardo da Vinci e incluída no tratado de Luca Pacioli "De Divina Proportione", demonstra a existência das proporções da Razão de Ouro no corpo humano: a distância da cabeça à cintura está para a da cintura aos pés, como a da cintura aos pés está para a altura do corpo. Este facto foi considerado muito significativo durante a Renascença, idade do humanismo, tendo influenciado muitos artistas da época.
A Razão de Ouro continuou a ser posteriormente utilizada por diversos artistas. Estudos psicológicos demonstraram que o Retângulo de Ouro é um dos retângulos mais agradáveis à visão humana.
FONTE: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/rectouro.htm (MODIFICADO)
3.Curiosidades
É ao escultor grego Fídias que se deve a designação (fi) para a Razão de Ouro.
(FONTE: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/rectouro.htm)
Geralmente, considera-se que Platão foi quem