Resumo das relações das diferentes ionizações no mundo pós revolução indústrial
A história é baseada em fatos reais, e é ambientada na Roma Antiga. Espartáco é um escravo trácio, que é vendido à uma escola de gladiadores. Lá ele conhece a escrava Varínia, que irá acompanha-lo durante toda sua viagem.
Um príncipe chega na escola e obriga o diretor da escolar a fazer com que dois gladiadores lutem até a morte. E Espartáco é o escolhido para a luta. É ai que a revolta começa: decide atacar os que estão assistindo, juntando os outros gladiadores daquela escola, iniciando a revolta dos escravos.
O Senado romano começa a se preocupar com a revolta. Diversos exércitos são mandados para tentar reprimir fortemente a revolta, mas sempre são vencidos por Espartaco e os revoltosos.
Crassus, um grande militar faz com que os escravos revoltosos fiquem sem saída, e tenham que ir para uma batalha final em Roma. Nesta batalha, os escravos são derrotados e todos são mortos, inclusive Espartaco.
Espártaco foi responsável pela Terceira revolta escravocata de Roma, e ajudou para a desestabilização da república romana. Devido as constantes conquistas territoriais de Roma, o número de escravos estava ficando cada vez maior. Os escravos percebem que estão em maior número e começam as revoltas.
A fidelidade histórica presente no filme é satisfatória, quando se analisa o filme de um modo mais geral. Ou seja, a história como um todo é a mesma que é apresentada no filme: um gladiador e escravo que inicia uma revolta, que aumenta cada vez mais, sofrendo diversas tentativas de interceptações romanas, que dão errado, mas na grande batalha, são derrotados, morrendo todos. Mas alguns elementos que não aconteceram na realidade, ou pelo menos, não se sabe ao certo, são adicionados no filme. Um exemplo disso é a escrava Varínia e a forte paixão