Retratos da cultura google
O documentário: "Retratos da Cultura Google", mostra um clima amistoso de integração e apoio ao colaborador novato, que é recebido e inserido numa organização que não há competição destrutiva, mas sim cooperação mútua, sinergia entre os colaboradores, crescer só depende do compromisso de cada um. Cultura diferente das organizações daqui do Brasil, de duas posso testemunhar: Acumuladores Moura S.A e ASA VITAMILHO, pois trabalhei em ambas. A primeira está à frente da segunda, mas há muito que melhorar, tomando como modelo de cultura da Google. No site: www.google.com/intl/pt-BR/about/company/facts/culture/ o Google reafirma o exposto:
Não medimos esforços para manter a cultura livre que costuma ser associada às startups, onde todos são colaboradores participativos e sentem-se confortáveis para trocar ideias e opiniões. Em nossas reuniões gerais semanais ("TGIF"), sem falar nos e-mails ou nos cafés, os Googlers fazem perguntas diretamente para Larry, Sergey e outros executivos sobre qualquer tipo de problema da empresa. Nossos escritórios e cafés são projetados para incentivar as interações entre os Googlers dentro e entre as equipes, e para estimular conversas sobre o trabalho e brincadeiras.
Antes de mais considerações, o que é cultura? Cultura é um conjunto sistematizado de ferramentas, objetos, símbolos, hábitos, normas, crenças, valores, rituais, sentimentos e atitudes compartilhados por uma sociedade (grupo de pessoas). E trazendo para as organizações, a cultura é chamada de cultura organizacional, que podemos definir como sistema de valores, hábitos, crenças, práticas (...) compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Toda e qualquer organização tem cultura, uma vez que tem valores, jeito