microbiologia
Etapa 1
Principais diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas.
Na célula procariótica, o DNA encontra – se disperso no citoplasma, enquanto que na célula eucariótica o DNA está armazenado no núcleo.
A célula procariótica tem uma organização mais simples e com menos organelas. A célula eucariótica tem maior complexidade estrutural, pois possui uma grande quantidade de organelas específicas. Quanto maior for a complexidade da célula maior será a sua dimensão. Assim, as células eucarióticas apresentam maiores dimensões que as procarióticas.
Passo 1 - Organismos envolvidos nos processos de biorremediação do solo.
A remediação biológica é um processo seguro e eficiente, já que microorganismos como bactérias, fungos filamentosos e leveduras , são capazes de transformar compostos contaminantes em substâncias com pouco ou nenhuma toxidade.
Produtos dos microorganismos, as enzimas também exercem a mesma função, apenas acelerando o processo. Os contaminantes são consumidos pelos microorganismos ou enzimas, porque produtos enzimáticos são menos estáveis; por outro lado, as enzimas são produzidas pelos microorganismos para quebrar molécula e elas se decompõem mais rapidamente.
Os óleos e os derivados de petróleo, por exemplo, tem muita química, e os microorganismos podem não atingir. O responsável pelo derramamento é quem tem responsabilidade pelo tratamento do solo contaminado, ele pode escavar até determinado ponto e descartar esse resíduo classe1, que é perigoso em aterro industrial.
A biorremediação, medida normalmente adotada e feita no local ou em terra retirada. Os contaminantes podem ser compostos orgânicos como benzeno e xhileno (presente na gasolina e no diesel), metais pesados como chumbo e mercúrio, ou qualquer coisa que não seja natural do local.
Em um programa da TV Globo, chamado Globo Ecologia, explicaram as etapas e funcionamento da biorremediação. São tirados microorganismos do meio ambiente,