indução magnetica
Ao nos depararmos com um problema que envolve o campo magnético gerado por uma corrente elétrica, geralmente encontramos dificuldades para determinar a direção e o sentido do vetor indução .De acordo com o Experimento de Oersted, ao se colocar uma bússola próxima a um fio percorrido por uma corrente elétrica, a agulha dessa bússola sofre um desvio. Assim, Oersted concluiu que, a exemplodos imãs, toda corrente elétrica gera, no espaço ao seu redor, um campo magnético.
A forma mais fácil para se determinar essa direção e sentido é a utilização da regra da mão direita.
O polegarestá indicando o sentido da corrente elétrica que está atravessando o fio, enquanto os demais dedos estão dobrados envolvendo o condutor em uma região onde seria colocada a bússola. Observamos aqui queos dedos indicam o giro do polo norte da agulha da bússola.
Esse sentido é o mesmo do vetor indução magnética , gerado pela corrente elétrica.
Verifica-se que o modulo do torque é diretamente proporcional a indução magnética. Daí, temos que:
T = µ . β . sen θ, onde µ é uma constante.
Ou representamos um produto vetorial: T = µ x β - Indução Magnética Terrestre
Como a agulha aponta para uma direção fixa, se não estiver sobre a ação de um imã, sabemos que em cada ponto existe uma indução magnética BT. Efeitos Magnéticos da Corrente Elétrica: Se trocarmos o imã por um fio retilíneo percorrido por uma corrente I, a bússola ainda assim indicará a presença de um campo magnético B, que pela análise experimental, sabemos que este campo magnético será proporcional à