Retrato falado
Reconstituição Facial humana: utilizada para reconstruir, ou tentar, a imagem facial, de rostos deformados, com a aparência original “destroçada” por algum motivo. Tenta-se com técnicas manuais ou com o auxílio da tecnologia da informática identificar, por exemplo, a identidade de corpos de vítimas, sendo possível o início da investigação e a devolução do ente a família.
Projeções de Disfarces em pessoas procuradas pela polícia : visa alterar imagens de pessoas para que traga uma imagem mais aproximada com a utilizada pelo suspeito no cometimento do crime. Exemplo: colocação de barba, óculos, chapéu, etc.
Projeções de envelhecimento ou rejuvenescimento em pessoas desaparecidas: uma pessoa desaparecida tem, com o uso dessa técnica, sua aparência aproximada com o tempo de idade que se quer. Ou envelhece-se a aparência para ver como uma pessoa desaparecida estaria hoje, ou tenta-se mostrar como uma pessoa hoje era quandro criança.
Exames posográficos: tenta-se fazer uma identificação biométrica da face das pessoas. Cada pessoa tem a sua assinatura facial, distância entre olhos com relação ao nariz, a boca, ao queixo, as orelhas, etc. Confere-se aí uma aproximação de semelhança com um banco de dados previamente adquirido. Cito um programa fácil de usar que dispõe dessa técnica gratuitamente, o qual utilizo em meu trabalho: Google