Retificação da coluna lombar
Departamento de Educação Física e Desportos
Disciplina: Cinesiologia
Professor: Marcelo Acadêmicos: Frederico Carrijo Milograna, Julio Cesar, Lorrayne.
Data: 13/11/2012
Retificação da Coluna Lombar
1 a – O que é o problema ?
Retificação da coluna Lombar, é um desequilíbrio que se caracteriza pela retificação das curvas fisiológicas, ou seja, diminuição das angulações das lordoses lombar e cervical e das cifoses dorsal e sacral. Diante deste desequilíbrio, as curvaturas responsáveis pela dissipação das forças proveniente da ação da gravidade são diminuídas, e conseqüentemente ocorrerá em determinados pontos da coluna, uma maior incidência de sobrecarga, ocasionando dores, perda da mobilidade e um desequilíbrio postural geral como forma de compensação. Com a retificação das curvas surge o dorso achatado com tendência a se tornar rígido e dores dorsais refratárias,para este desequilíbrio, necessitamos readquirir a mobilidade, promover alívio das dores, e aumento das curvas fisiológicas.
1b- Quais os fatores geradores do problema ?
Os fatores que influênciam essa são os encurtamento e/ou hipertrofia do músculos rotadores do quadril como: Pelvetrocanterianos (rotadores do quadril, obturador externo, interno, gêmeo superior, gêmeo inferior, glúteos e paravertebrais, Atitude assumida (má postura) , fraqueza muscular.
1c- Sintomas do problema
Modificação da postura do corpo.
Limitação da mobilidade da coluna.
Dores na região afetada.
Exercicios indicados:
Exercícios para Retificação Lombar
A retificação lombar é a ausência da curvatura lordótica, a qual está amplamente ligada a uma retroversão pélvica. Geralmente os hipercifóticos apresentam esta alteração concomitante à acentuação torácica, a qual a pelve encontra-se em posteriorização, decorrente de um encurtamento dos isquiosurais e abdominal, assim como fraqueza da musculatura paravertebral lombar e flexores