Exercicios De Willians
1 de novembro de 2010 at 18:44 Deixe um comentário
EXERCÍCIOS DE WILLIANS
Dra. Isabel Cristina Teixeira
Conceito: Consiste numa série de dez exercícios ativos progressivos que vão sendo realizados conforme evolução do tratamento.
São indicados para as patologias que acometem a região lombar.
Objetivos: aliviar a dor pelo alongamento da musculatura lombar e fortalecimento dos músculos abdominais e flexores do quadril; e conscientização postural..
Observação: é importante associar o movimento respiratório, com a finalidade de aumentar a resistência através da utilização adequada da respiração, evitar a manobra de valsalva e fornecer oxigenação adequada à musculatura que está sendo solicitada.
A flexibilidade da coluna vertebral às vezes é prejudicada pelo desenvolvimento de desvios indesejáveis – hiperlordoses, que podem causar dores lombares.
Os exercícios de flexão de Williams são indicados para dor na coluna, uma vez que ajudam no fortalecimento dos músculos que fazem sua flexão. Deve-se salientar que, para surtir efeito, estes exercícios devem ser realizados diariamente e não podem ser feitos além do ponto de dor.
O objetivo desses exercícios é trabalhar a mobilidade articular dos segmentos: ílio-psoas, paravertebrais, abdome, glúteos, ísquiostibiais e reto-femoral. É indicado em: lombalgias, lombociatalgias, lombossacralgias, hérnias discais anteriores. E contra-indicado em: hérnias discais posteriores, processos anquilosantes, listeses (deslizamento de corpos vertebrais).
Inicialmente, Paul C. Williams (1979), propôs uma série de dez exercícios, que posteriormente foram adaptados em quatro fases e que baseiam-se principalmente na retificação da lordose lombar fisiológica. Os exercícios devem ser assessorados pela mecânica respiratória, sendo a inspiração cada vez mais profunda e suave e a expiração cada vez mais longa.
Williams recomenda que, em qualquer situação, os indivíduos devem sentar-se, manter-se de pé, andar e deitar, mantendo a