Reter talentos
A retenção de talentos é uma dificuldade em todas as empresas, independentemente do seu porte, pois pessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e mais motivantes, o que já é uma grande vantagem competitiva hoje. Sabemos que falta de dinheiro não é desculpa para empresa não ser um bom lugar para se trabalhar. Há uma infinidade de medidas que melhoram o ambiente de trabalho e que não exigem grandes investimentos financeiros; com freqüência significa descentralização do poder, porque é comum que todas as decisões importantes, fiquem a cargo exclusivamente do proprietário, diretor ou gerente.
Há atitudes de lideres que podem melhorar o ambiente interno e,conseqüentemente, o resultado financeiro. Quando a empresa é muito centralizadora, independentemente do porte , é necessário modernizar a gestão. Geralmente parte do problema está no estilo centralizador, com regras impostas de cima para baixo. É preciso mostrar que a empresa está tão focada só no corpo da empresa, no tangível, nos resultados que esquece de investir na alma da companhia, nas pessoas.
Para essa mudança o melhor é trabalhar com os Valores da Empresa, estabelecendo uma Carta de Valores onde todos possam, a seu nível, estarem envolvidos e partícipes. Essa Carta deve envolver novas normas de conduta e ética da empresa.
Mudar o estilo de gestão não é nada fácil; a transformação não acontece da noite para o dia. Os funcionários, por