Identificar e reter talentos.
Nos tempos atuais o que vem se destacando em todas as empresas é a competitividade, qualidade e produtividade e a constante pergunta que é como conquistar tudo isso numa empresa só. Isso tudo sempre será difícil quando se tem profissionais insatisfeitos, e com um ambiente de trabalho que não lhes agradam. Afinal um dos principais objetivos que todas as empresas querem alcançar é atrair e reter talentos.
Reter talento não poder ser considerado uma tarefa simples e fácil de realizar, porque cada organização tem suas próprias capacidades de agir de modo específico e possui uma cultura diferenciada, necessitando de um conhecimento analítico de sua natureza e realidade. Segundo Paula, M. (2001; p 58)
[...] administrar conflitos, montar equipes vencedoras, criar empowerment, construir um ambiente criativo sinérgico e motivacional e identificar e reter talentos são grandes desafios [...]
Torna-se necessário a monitoração e avaliação do grau de satisfação de seus colaboradores, pois serão eles o diferencial competitivo da organização e se não estiverem motivados e comprometidos de nada adiantará ter a melhor tecnologia ou maior diversidade nas opções de serviços. Segundo Pontes (2001; p. 23):
[...] as novas tecnologias podem ajudar as empresas nesse processo de competição. Mas “o capital humano é o lugar onde se iniciam todas as escalas: a fonte de conhecimento.”.
A busca pela sobrevivência das organizações tem mudado os modelos e conhecimentos organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento.
As empresas, independentemente de seu porte, enfrentam dificuldades para a retenção de talentos, pois as pessoas