Formas de Reter Talentos
Atualmente a administração de informações dentro das empresas, tem se tornado essencial, visto que a humanidade se encontra na era da informação. As empresas precisam atender a essas rápidas mudanças e inovações, sempre atenta a uma nova visão mais estratégica de como atrair e reter talentos, investindo assim em seu capital intelectual. Na retenção de talentos, o líder é considerado, como um agente principal em que gerencia processos influenciando no desenvolvimento dos profissionais, suas atitudes e comportamentos, resultando em uma competitividade organizacional de forma estruturada.
(CHIAVENATO, 2004, p. 396), entende que a organização viável é aquela que além de conseguir captar e aplicar adequadamente os seus recursos humanos tende a mantê-los satisfeitos por um longo prazo na organização. A manutenção de pessoas exige um conjunto de cuidados especiais. Os processos de manutenção das pessoas existem para manter os participantes satisfeitos e motivados, assegurando-lhes condições físicas, psicológicas e sociais de permanência na organização, obtendo o compromisso de vestir a sua camisa.
As empresas têm investido em uma remuneração variável, adotando o plano de incentivos aos funcionários, se baseando em comprometimento, metas e resultados, com treinamentos que permitam seu aperfeiçoamento.
Um profissional valorizado dentro da organização se sente mais motivado para realização de suas atividades com maior satisfação, com isso a empresa obtém melhores resultados e profissionais mais qualificados.
2.4.1 O papel e a importância do líder na retenção de talentos nas organizações
Com a globalização, a vantagem competitiva tem se tornado fundamental nas organizações, e com tanta concorrência, se torna imprescindível o papel do líder para o processo de retenção de talentos, assessoria do departamento de gestão de pessoas.
Cabe às empresas criar o espaço, estimular o desenvolvimento e oferecer o suporte e as