Retenção Tipos de Clientes
Nas negociações sente-se mais alto que o cliente.
Procure criar um atendimento agradável , investigue para obter as informações de que precisa com conversas “despropositadas” como: “esta quente lá fora? O senhor(a) trabalha com o que? Tem filhos?
Negociadores são como detetives. Eles fazem perguntas e depois FICAM CALADOS.
Fale 20% do tempo e ouça os outros 80%.Faça muitas perguntas abertas, aquelas que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”.
O “truque” é levar a pessoa gradualmente em direção ao compromisso, fechando o acordo etapa por etapa. .
Quanto mais difícil o acordo, mais etapas serão necessárias. Não tente chegar logo ao fim.
Vamos batalhar por cada linha que tivermos na mesa casos de insatisfação muitas vezes são revertidos com um pouco de simpatia e insistência.
Sempre que percebemos a mínima chance de reversão vamos chamar algum colega para ajudar, o cliente tende a se sentir importante com duas pessoas na negociação.
Se o cliente estiver muito alterado de forma que você não consiga acalmá-lo e/ou o motivo do cancelamento estiver ligado a esse momento de estresse entregue a carta de cancelamento e solicite para que o cliente preencha com seu telefone de contato, assim podemos retornar um pouco mais tarde e tentar negociar quando ele estiver mais calmo.
Tipos de Clientes:
Durão - É firme, direto, determinado, não se intimida, critica muito.
Como agir: mantenha a calma não se intimide com as pressões. Só aproveite o que for importante para a negociação. Seja direto e prático com esse cliente pois ele não tem paciência com achismo.
Nato - Rápido para identificar oportunidades. Flexível e fácil de lidar. É falante, persistente e utiliza todos os fatos e argumentos disponíveis.
Como agir: seja objetivo e confiante. Converse com ele também até para não parecer antipático com isso vai ganhá-lo pois ele se identificará com você!
Boas Retenções!
Elaine de Sousa