Resíduos Sólidos
&
Apple
ítica nacional de resíduos sólidos
Resíduos: um desafio de todos
Cada habitante produz em média 1,1 kg de resíduos por dia*
Mesmo nas maiores cidades do país, a coleta seletiva abrange apenas 40% do município** *Panorama Resíduos Sólidos Brasil, Abrelpe
2010. Assessoria de imprensa, PMSP
*** Revista Exame, 21/06/2012
Estima-se que o país perde anualmente R$ 8 bilhões por não aproveitar todo o potencial
Ambev Recicla
A palavra reciclagem está presente no dia a dia da Ambev há décadas, mais precisamente desde os anos 80, quando a companhia apoiou a primeira iniciativa de coleta seletiva do
Brasil, em Niterói, Rio de Janeiro. Já na década de 90, a Ambev ajudou na criação do CEMPRE
(Compromisso Empresarial para Reciclagem), de quem permanece como parceira e mantenedora.
O bagaço do malte, por exemplo, é destinado à alimentação de gado; o fermento é usado na composição de aromatizantes, assim como a levedura; a terra infusória chega a ser aproveitada na fabricação de tijolos; a polpa dos rótulos vai para reciclagem de papéis; o lodo das Estações de Tratamento de Efluentes se transforma em fertilizante orgânico; entre outros exemplos. A unidade fabril de Manaus atingiu o marco de 100% de reaproveitamento em 2012, um verdadeiro benchmark.
Ambev Vidros
Outra conquista da companhia em prol do reuso de materiais recicláveis é a Ambev Vidros, unidade voltada à fabricação de garrafas construída em 2008 que se tornou a maior recicladora de cacos de vidro na América Latina.
- Atualmente, 75% da matéria prima utilizada é formada por cacos de vidro oriundos de outras unidades da Ambev e de cooperativas parceiras. - De cada dez garrafas produzidas, cerca de sete são fabricadas totalmente com material reciclado.
- Essa reciclagem de vidro resulta para a Ambev em uma economia de
30% de energia para a fusão dos fornos.
- 100 mil toneladas de material virgem deixam