resíduos sólidos
Slide 1:
Qual é a definição? Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).
Slide 2:
Fontes de produção
Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Slide 3:
A destinação final dos resíduos domésticos, comerciais, comerciais, industriais e de serviços de saúde é um grande problema dos centros urbanos. Parte dos resíduos produzidos atualmente não possui destinação sanitária e ambientalmente adequada. Embora tenha havido progresso nos últimos vinte anos, os resíduos ainda são depositados em vazadouros a céu aberto, os chamados lixões, em mais da metade dos municípios brasileiros
Slide 4:
Segundo o critério de origem e produção, o lixo pode ser classificado em doméstico, público, comercial, industrial, hospitalar, especial e entulho
Slide 5:
O impacto ambiental
O desenvolvimento econômico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica vêm sendo acompanhados por alterações no estilo de vida e nos modos de produção e consumo da população. Como decorrência direta desses processos, vem ocorrendo um aumento na produção de resíduos sólidos, tanto em quantidade como em diversidade, principalmente nos grandes centros urbanos. Além do acréscimo na quantidade, os resíduos produzidos atualmente passaram a abrigar em sua composição elementos sintéticos e perigosos aos ecossistemas e à saúde humana, em virtude das novas tecnologias incorporadas ao cotidiano.
Diariamente, são coletadas no Brasil entre 180 e 250 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos
Slide 6:
Apesar das grandes diferenças regionais, a produção de resíduos tem crescido em todas as regiões