Celula
Curso: Fisioterapia 1 período - Noturno
Matéria: Processos Biológicos
Mestre:
Aluna:
Tema: Ciclo Celular e Divisão Celular Mitótica.
Ciclo Celular
Introdução
O Ciclo celular é o nascimento de uma célula. A única maneira de formar uma nova célula é duplicando uma célula já existente.
Todos os organismos vivos, da bactéria unicelular ao mamífero multicelular, são produtos de repetidos ciclos de crescimento e divisão celular. Uma célula se reproduz ao executar uma sequência organizada de eventos em que ela duplica seu conteúdo e então se divide em duas. Esse ciclo de duplicação e divisão, conhecido como ciclo celular, é o mecanismo essencial pelo qual todos os seres vivos se reproduzem. Em espécies unicelulares, como bactéria e leveduras, cada divisão celular produz um novo organismo completo. Em espécies multicelulares, sequências longas e complexas de divisões celulares são necessárias à produção de um organismo funcional. Mesmo em um indivíduo adulto, a divisão celular normalmente é necessária à substituição das células que morrem. O conjunto mínimo de processos que uma célula tem de executar é aquele que lhe permite realizar sua tarefa fundamental: a transmissão da informação genética à próxima geração de células. Para produzir duas células-filha geneticamente idênticas, o DNA de cada cromossomo deve primeiro ser fielmente replicado a fim de produzir duas cópias completas, e os cromossomos replicados devem então ser precisamente distribuídos às células-filhas, de forma que cada uma receba uma cópia de todo genoma.
Figura:
Fases do ciclo celular Eucariótico
O ciclo celular é dividido em quatro interfase e a fase M que representa a mitose.
Interfase
A Intérfase pode ocupar 23 hs de um ciclo celular de 24 hs, ela consiste em um período presente entre as divisões celulares. Nela a célula não se encontra em divisão, porém, em seu interior ocorrem muitos eventos, os quais foram divididos em