Resíduos Sólidos
GESTÃO AMBIENTAL
Morghana Viana
RESÍDUOS SÓLIDOS
1. INTRODUÇÃO
Um dos problemas que a sociedade vem enfrentando na atualidade é o de proporcionar um destino apropriado para a quantidade significativa de resíduos sólidos produzidos, fruto do exacerbado modelo de consumo que possui. A falta do manejo apropriado dos resíduos sólidos promove a degradação dos recursos naturais, além de poluir o meio ambiente, sendo assim, uma ameaça à saúde publica. Esse e um dos maiores problemas enfrentado pela população da cidade de Januária no norte de Minas Gerais, apesar da produção de 25 toneladas de resíduos por dia, a mesma não conta com um aterro sanitário apropriado para armazenamento, tratamento e reciclagem.
O manejo eficiente visa um tratamento, transporte e destinação adequada para os resíduos, entretanto, a realidade presente na maioria dos municípios revela uma inadequação, e esta gera impactos diretos e indiretos, tanto no meio, como também na saúde da população. Torna-se necessário buscar de fato uma gestão eficiente dos resíduos sólidos, almejando a redução dos impactos no meio ambiente e à saúde pública, e também, efetuar a recuperação de áreas degradas devido ao não tratamento de resíduos.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a situação dos resíduos sólidos, desde a coleta, passando pelo tratamento e por fim, a deposição e destinação final de tais resíduos.
2. DESENVOLVIMENTO:
O principal desafio para a implantação de um projeto adequado e sustentável são os altos gastos em investimentos e projetos para a construção de uma rede de disposição de resíduos ideal. Desta forma a Administração pública muitas vezes negligencia o problema. Levando em consideração que uma praça, uma rua asfaltada, casas populares, distribuição de cestas básicas, eventos populistas como eventos e shows, rendem mais votos. Desta forma a criação de técnicas viáveis de disposição e gerenciamento de resíduos é