filosofia
Sociologia é uma ciência criada a partir da idéia de Auguste Camte, no século xix, essa ciência procura estudar, o ser humano nas formas de organização e associação. Enquanto a psicologia estuda o individuo na sua singularidade, a sociologia estuda os fenômenos, sociais, compreendendo as diferentes formas de contribuição das sociedadese suas culturas. Sociologia da Educação no cotidiano escolar
Camte pretendia unificar todo o estudo relativo ao homem, como historia psicologia, e economia. A sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foi institucionalizada com os pensadores, Karl Marx, Emile Durkheim, Max Web.
Contribuição da Sociologia para educação.
A sociologia contribui muito para educação, portanto precisamos dessa disciplina, pois é fundamental para o educador compreender, como se dá o funcionamento, e a estrutura educacional, e essa relação, educação e sociedade precisa ser compreendida.
Tratando da sociologia da educação ela estuda os fenômenos educacionais, abrange também, o estudo dos processos, e das influências sócias, envolvidos na atividade educativa..
Lendo texto pesquisado, dentro das ciências sociais existe a sociologia geral, que trata de assuntos sociais de modo geral da sociedade, e a especifica que estuda um único tema, como por exemplo: sociologia da educação, sociologia política, sociologia da religião, muitas outras.
Para a sociologia, a educação é um processo que humaniza o homem, e a instituição da escola, é a responsável por esse processo, e por estudar as relações sócias, suas idéias e valores, os comportamentos é construídos coletivamente dentro de uma sociedade, é necessário uma relação mas participativa do estado dentro e fora da escola.
Entre os muros da Escola “Entre os muros da escola”, é um filme que nos mostra um choque de culturas e nos convida a refletir sobre as diferenças culturais dentro da escola. Em nossa sociedade, acreditamos que a escola é um espaço