Resíduos sólidos
Gestão da Biodiversidade
Ângela Maria Santos de Jesus
Este trabalho contém uma descrição analítica da situação da cidade da Ilhéus, no estado da Bahia em que se está proposta algumas soluções para equacionar a problemática da degradação ambiental.
A interação do homem com a natureza, ao longo da história da humanidade, acontece de forma predatória e indiscriminada, o que tem trazido o desequilíbrio do meio ambiente em escala global. A necessidade de preservar o meio ambiente é fato notório. Todas as nações já chegaram ao consenso que a conservação do meio ambiente é condição indispensável para a qualidade de vida no planeta. Há algumas grandes esferas de preocupação que são comuns a todos, tais como:
→a contaminação que alcança níveis perigosos na água, no ar, no solo e nos seres vivos;
→a necessidade freqüentemente urgente de conservar os recursos naturais não-renováveis;
→as possíveis perturbações do equilíbrio ecológico da biosfera, emergentes da relação do homem com o meio ambiente, e as atividades nocivas para a saúde física, mental e social do homem no meio ambiente por ele criado, particularmente no ambiente de vida e de trabalho. Seguindo a tendência mundial de proteção ao meio ambiente, a Constituição federal de 1988, em seu artigo 255, contempla a tutela jurisdicional do meio ambiente ao prescrever que:
Art. 255 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Todos devem entender que o equilíbrio ecológico é frágil,