Anemia hemolitica
Anemia Hemolítica Hereditária compreende um grupo de distúrbios nos quais as hemácias de seus portadores apresentam um fenômeno conhecido como “hemólise”, que é o seu rompimento prematuro, levando à anemia. Sua herança é genética, ou seja, herdada dos pais, por isso são chamadas “hereditárias”. Há vários tipos diferentes de Anemias Hemolíticas Hereditárias, que variam em severidade, algumas causando muitos problemas, e outras, quase nenhum. Para entender melhor as Anemias Hemolíticas Hereditáriasé bom conhecermos as características das hemácias (glóbulos vermelhos). Ao perderem sua capacidade de funcionamento adequado, elas são destruídas pelo baço e substituídas por outras mais novas, que passam pelo mesmo processo, e assim sucessivamente. No caso das Anemias Hemolíticas Hereditárias, as hemácias são destruídas (hemolisadas), porque estruturalmente, apresentam capacidade de funcionamento inadequada. Nesse encarte, trataremos de três tipos de Anemias Hemolíticas Hereditárias: A ESFEROCITOSE, a ELIPTOCITOSE e a DEFICIÊNCIADE G6PD.
O que é Anemia Hemolítica Hereditária ?
Anemia Hemolítica Hereditária compreende um grupo de distúrbios nos quais as hemácias de seus portadores apresentam um fenômeno conhecido como “hemólise”, que é o seu rompimento prematuro, levando à anemia. Sua herança é genética, ou seja, herdada dos pais, por isso são chamadas “hereditárias”.
Há vários tipos diferentes de Anemias Hemolíticas Hereditárias, que variam em severidade, algumas causando muitos problemas, e outras, quase nenhum.Para entender melhor as Anemias Hemolíticas Hereditáriasé bom conhecermos as características das hemácias (glóbulos vermelhos).
Função: