A exposição involuntária de energia
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO MBA EM COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Nome: José Airson Mendonça de Oliveira
Função: Líder do Processo de Compra de Energia da CEAL
Email: airson.oliveira@ceal.com.br
Exposição Involuntária Professor Orientador: Dilcemar de Paiva Mendes
Rio de Janeiro
Abril/2011
ÍNDICE
1. Introdução..................................................................................................................3 2. Considerações Iniciais da Exposição Involuntária.....................................................3 3. O Modelo e a Exigência Contratual...........................................................................4 4. Os Leilões e os Contratos CCEAR............................................................................5 5. A exposição involuntária............................................................................................7 6. Conclusão.................................................................................................................10 7. Referencias Bibliografia...........................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado uma síntese acerca dos conhecimentos adquiridos em sala de aul, da disciplina “Regulação da Comercialização de Energia”, e em pesquisas realizadas através da internet, sobre o tema “Exposição Involuntária de Energia”, enfatizando as disposições contidas na legislação vigente e nas mudanças inseridas no atual modelo energético do país, desde a geração até comercialização de energia.
Desse modo, com vistas a evidenciar os principais aspectos relativos à Exposição Involuntária, será tratada a forma pela qual uma empresa pode tornar-se “exposta”. Para tanto, serão abordados importantes considerações acerca dos geradores e distribuidores, órgãos mais ligados ao tema, assim como a reforma do setor elétrico.