Resíduos sólidos - madeira
Resíduos de Madeira
Quadro atual
A atividade industrial madeireira no Brasil é altamente geradora de resíduos de madeira. Adicionalmente, o reprocessamento e a utilização da madeira no meio urbano, através da construção civil, descarte de embalagens e poda da arborização urbana, acabam gerando um volume expressivo de resíduos de madeira dos pequenos nos grandes centros urbanos do país.
Tal fato é um problema na medida em que apenas uma parcela do volume de resíduos de madeira gerados tem atualmente algum aproveitamento econômico, social e/ou ambiental.
A geração excessiva de resíduos de madeira associada ao seu baixo aproveitamento resultam em danos ambientais, além de perda significativa de oportunidade para a indústria, comunidades locais, governos e sociedade em geral, especialmente em regiões remotas, dependentes de fontes energéticas externas.
No entanto, os resíduos de madeira gerados no processamento que não são utilizados podem deixar de ser um passivo ambiental, sendo processados como matéria-prima para diversos fins, incluindo o uso energético, gerar lucro para a iniciativa privada e reduzir problemas ambientais de interesse da sociedade. Um dos grandes problemas com relação à madeira está no seu correto descarte. Prefeituras de cidades de todo o país sofrem com o acúmulo de entulho gerado pelo descarte incorreto de madeira nas ruas, praças, terrenos baldios e até mesmo nos rios.
Os diferentes tipos de resíduos de madeira são classificados conforme sua origem:
- Industriais
- Meio urbano
Tipos de resíduos de madeira industrial Os resíduos industriais de madeira se classificam em serragem, cepilho, sólidos de madeira, cascas e outros e são gerados desde o transporte da madeira em tora a indústria, até seu manuseio e processamento, finalizando no produto acabado.
Os diferentes usos de resíduos de madeira industrial
A . Resíduos na Indústria Madeireira (Serraria e Compensado): Uma parte dos resíduos