Senso comum
Senso Comum
Senso comum é o modo que o ser humano apreende o conhecimento adquirido através de experiências e heranças ancestrais.
Nesse saber não há necessidade de um parecer científico comprovando o que é dito, pois origina-se informalmente de opiniões e experiências de um indivíduo ou grupo e é avaliado de acordo com o efeito produzido sobre as pessoas.
Senso comum designa-se do mesmo modo, uma amálgama de opiniões, experiências e saberes que um grupo ou comunidade acumulou durante seu desenvolvimento. Ele resulta de experimentos humanísticos vividos que são transferidos de geração a geração, constituindo um patrimônio comum.
Este legado institucional constituinte do senso comum é manifestado no comportamento, nas ações e na ideologia do sujeito. Nossa sobrevivência estaria comprometida se não pudéssemos extrair algum conhecimento de experiências próprias e alheias e da herança cultural e histórica a que fomos acometidos.
O Que é Senso Comum? Denomina-se senso comum o conjunto de idéias, valores e informações associadas ao conhecimento empírico e ao saber herdado de nossos antepassados. É muitas vezes adquirido de maneira formal, informal e até inconsciente. Essas informações que assimilamos são fragmentos que compõem tradições religiosas e religiões, mitos, fatos verídicos, experiências acumuladas e informações de origem científica, adquiridas e popularizadas através dos veículos de comunicação em massa.
São ideias que contribuem para a interpretação da realidade a nossa volta, assim como valorações conjuntas ajudam-nos a julgar, avaliar e agir de modo consciente.
Caracterização do Senso Comum
O conhecimento popular, ou seja, o senso comum não difere da ciência por sua natureza objetiva ou suas conclusões verídicas, e sim pelo método, forma e instrumento utilizados. O senso comum caracteriza-se sendo: * Superficial: Conforma-se com tudo que se pode comprovar de forma simples; * Sensitivo: Relativo à experiência