Residuos idustriais
.............................................................................................................
1ª Parte: Questões Diretas – Consultar os livros- textos.
1) O que são resíduos sólidos industriais? R: Todo resíduos que nos estados sólidos e semi-sólidos resulta de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o eu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam, para isso, soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
2) Como se classificam os resíduos sólidos industriais pela NBR 10.004?
R: Resíduos de Classe I – Perigosos, classe II – não perigosos, classe II A - não inertis, classe II B - inertes
3) Qual a metodologia utilizada para a classificação dos resíduos sólidos industriais"?
R: A metodologia empregada foi a coleta de informações dos resíduos, do processo produtivo e das matérias-primas utilizadas. Para realizar a classificação, utilizou-se a norma NBR 10004, de 2004. Os resultados indicaram que os resíduos de maior geração são, de fato, os de madeira e (pó, cepilhos e aparas de painéis); em menos qualidade, há geração de resíduos de plásticos, metais e papel/papelão,. Tem ainda a geração de resíduos perigosos, como solventes orgânico e borra de tinta.
4) Quais as principais diretrizes para o gerenciamento de resíduos sólidos industriais?
Redução na fonte consiste na prevenção da geração de resíduos, através do uso de matérias-primas menos tóxicas e/ou mudanças de processo.
Minimização da geração de resíduos através de modificações no processo produtivo, ou pela adoção de tecnologias limpas, mais modernas que permitem, em alguns casos, eliminar completamente a geração de