RELATÓRIO DA PALESTRA LILIAM
LILIAM AVANIL DE OLIVEIRA
AMAURY ANDRADE AVELINO
ESTRUTURAS II
TEMA: “PRINCIPAIS DESTINAÇÃO DA MADEIRA”
MANAUS/AM
2015
LILIAM AVANIL DE OLIVEIRA CARDOSO
AMAURY ANDRADE AVELINO
TEMA: “PRINCIPAIS DESTINAÇÃO DA MADEIRA”.
Relatório elaborado como parte da avaliação da Disciplina Estruturas II , ministrada pelo Prof., do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Nilton Lins.
MANAUS/AM
2015
Os resíduos sólidos são conceituados pela NBR 10.004 (ABNT, 1987) como resíduos descartáveis ou inúteis resultantes das atividades humanas, em estado sólido, semi-sólido ou semi-líquido (com conteúdo líquido insuficiente para que este fluido possa se movimentar livremente).
Os resíduos sólidos orgânicos de origem vegetal, particularmente após os tratamentos químicos que recebem para utilização na indústria madeireira, constituem uma fonte de elevados impactos ambientais sobre o meio físico, particularmente sobre os mananciais hídricos superficiais e subterrâneos e sobre os meios biológico e sócio-econômico.
O impacto ocorre com a geração de chorume, a emissão de gases e maus odores resultantes dos processos de fermentação e decomposição, a geração de sais inorgânicos e de metais tóxicos. Produz ainda a corrosão de equipamentos componentes da infra-estrutura das instalações.
A madeira é um produto do tecido xilemático dos vegetais superiores, localizado no tronco e no galho das árvores, com células especializadas na sustentação e condução de seiva. Em termos comerciais, a madeira somente é encontrada em árvores com altura superior a 6m.
O xilema é um tecido característico das plantas superiores, incluídos arbustos, cipós e árvores, constituídas de fibras, elementos de vasos, traqueídeos, raios e parênquima axial.
A casca é constituída pelo ritidoma, periderme e floema, e tem a função de conduzir a seiva elaborada. O câmbio é um tecido meristemático que gera novos elementos circulares. Os anéis de crescimento