RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA EXTRAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA EXTRAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO
CURSO: Engenharia Ambiental ORIENTADOR (a): Wanise Ferreira
Dionísio Donadonny Gomes Fiorello, Ester Mara Rodrigues Fernandes, Iago Siqueira Jardim, Juliano Marcos da Rocha e Yonara Guimarães Alves
Resumo
Para se extrair o minério de ferro é necessária a realização de uma sequencia de eventos que envolvem operações como extração e beneficiamento. Ambas as operações resultam na geração de elevadas quantidades de resíduos, cuja disposição inadequada gera impacto e risco ambiental. No presente trabalho será abordado que na atividade de mineração os resíduos se dispõem sob duas formas: em estéreis e rejeitos. Também será relatado que cada um possui uma destinação final apropriada.
Palavras-chave: minério de ferro; beneficiamento; estéril, rejeito.
Introdução
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) mineração é uma atividade econômica que também pode ser identificada como indústria extrativa mineral ou indústria de produtos minerais. Mediante as Normas Reguladoras de Mineração (NRM) entende-se por indústria de produção mineral aquela que abrange a pesquisa mineral, lavra, beneficiamento de minérios, distribuição, comercialização e consumo de bens minerais.
Assim como toda exploração de recurso natural, a atividade de extração de minério de ferro provoca impactos no meio ambiente seja no que diz respeito à exploração de áreas naturais ou mesmo na geração de resíduos. Esses impactos além de provocarem alterações nos elementos abióticos da natureza (água, ar, solo, e a paisagem como um todo), desequilibram processos dinâmicos ambientais. (CHAVES, 2009)
Na atividade de mineração, as principais fontes de degradação são a deposição de resíduos ou rejeitos resultantes do processo de beneficiamento e a deposição de material estéril, ou inerte, não aproveitável, proveniente da lavra (IBRAM,