Caracterização de rejeito de minério de ferro
SILVA, Marlon Nascimento¹
TABARI, Raphael Gonçalves Tabari
BARCELOS, Rubens Avelar
REZENDE, Thales Andre Ferreira
OLIVEIRA, Walykis Gomes
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever os processos empregados na caracterização do rejeito de minério de ferro, informar sobre as propriedades do material, através de ensaios específicos em laboratório na área da mecânica dos solos.
_______________________________________________________________
¹ Graduandos do 5° período do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Newton Paiva. Prof. Orientador: Marinis Maria de Almeida.
Palavra - chave: beneficiamento, rejeito de minério de ferro, barragem
Introdução
Segundo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos CNRH (2002) rejeito é definido como material descartado proveniente de plantas de beneficiamento de minério.
A produção de minério de ferro no mundo vem aumentando consideravelmente posicionando o Brasil em quinto lugar entre os países com maiores quantidades de minério e a primeira na produção mundial. Em destaque está o estado de Minas Gerais detendo 70% da produção do país em 2003 (DISSERTAÇÃO, Ouro Preto 2004).
Este fato vem ocorrendo devido ao elevado investimento tecnológico aplicado na região. Como consequência houve um aumento de resíduos gerados.
Os resíduos provem das operações de lavras e beneficiamento do mineral explorado e podem ser classificados em rejeitos finos ou rejeitos grossos (rejeitos granulares) de acordo com o processo industrial e o mineral explorado.
Além de possuir baixíssimo ou quase nenhum valor econômico ele é problema para o meio ambiente por poder apresentar elevado poder de contaminação (resíduos ativos) e pela insegurança no locais de armazenamento por poder ocorrer o efeito de liquefação.
O objetivo deste trabalho é descrever sobre os processos de beneficiamento mais utilizado e comparar as características do