Resíduos radioativos
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS- CESSIN
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
Ana Paula dilma marques
Hana Caroline paula fernanda romerito SAÚDE AMBIENTAL
RESÍDUOS RADIOATIVOS
Santa Inês
2011
Ana Paula dilma marques paula fernanda hana caroline romerito SAÚDE AMBIENTAL
RESÍDUOS RADIOATIVOS
Santa Inês
2011
1 APRESENTAÇÃO
As características perigosas inerentes aos rejeitos radioativos exigem a adoção de uma série de medidas, que visam assegurar a proteção da saúde humana e do meio ambiente, tanto no presente como no futuro, contra os possíveis efeitos indevidos que esses materiais possam causar.
O conjunto de atividades técnicas e administrativas aplicáveis à coleta e segregação, ao manuseio, tratamento, acondicionamento, transporte, armazenamento e controle, bem como à eliminação ou deposição de rejeitos radioativos constitui a gerência de rejeitos radioativos.
Essas atividades devem ser consideradas e planejadas nos estágios iniciais de qualquer projeto que envolva o uso de materiais radioativos. A geração de rejeitos radioativos deve ser mantida a níveis mínimos praticáveis em termos de atividade e volume, pois além de minimizar os efeitos danosos da radiação, reduz os custos que possam advir de sua geração.
Desse modo, este trabalho tem por objetivo proporcionar os fundamentos da Higiene ocupacional à implementação de uma gerência segura de rejeitos radioativos em estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, baseando-se nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e nas recomendações da Agência Internacional de Energia Atômica – IAEA. As práticas e os procedimentos para o gerenciamento dos rejeitos radioativos em serviços de saúde são apresentados com a perspectiva clara de que as características químicas e biológicas desses rejeitos também devem ser consideradas em todas as fases de sua gerência. Com o final da Segunda Guerra Mundial, teve início à era nuclear,