Questões de quimica forense
1- Quais as três vias concomitantes que as forças policiais no Brasil, combatem o crime? O policiamento ostensivo, realizado pelas forças policiais militares de cada Estado, o qual compreende o confronto físico direto com os criminosos; a investigação policial realizada pela polícia civil; e a pesquisa de vestígios em cenas de crime, realizada pela polícia científica.
2- Qual a função do perito criminal, e do médico legista? O perito criminal é aquele responsável pela coleta e análise de vestígios encontrados nas cenas de crime, análise superficial dos corpos, coletas de possíveis elementos que forneçam correlação com o fato criminoso.Agora, ferimentos internos presentes no cadáver é de responsabilidade do médico legista.
3- Como é realizada a análise da cena do crime? Os vestígios encontrados na cena do crime devem ser analisados e interpretados pelo perito e reportado de modo descritivo em um relatório denominado laudo técnico-pericial. Assim faz o levantamento técnico- pericial do local do fato, a reprodução fiel e minuciosa do espaço físico onde ocorrei um evento de interesse judiciário.Depois a coleta de vestígios cabe ao perito criminal proceder a análise laboratorial dos mesmos.
Dê exemplos de exames laboratoriais que se utilizam métodos físicos. A pesagem de peças e amostras, a determinação de ponto de fusão de substâncias sólidas, visualização de elementos ocultos, utilizando-se de lentes de aumento e fontes de luzes especiais, dentre outros.
Dê exemplos de exames laboratoriais que se utilizam métodos químicos. Quando existe a necessidade de detecção de traços de determinadas substâncias químicas de interesse forense, torna-se imprescindível a utilização de métodos químicos de análise.
Denomine Química Forense , e dê exemplos de análises de interesse forense. Química Forense é o ramo da química que se ocupa de investigação forense no ramo da química especializada, a fim de atender aspectos