Resíduos domésticos: òleo
Household Waste: Oil
Amanda Cristina Roberto Xavier¹; Bruna Mingote Marques¹
Caroline Mariana Correia da Silva¹; Cristina Sebastiana da Conceição Stuarte¹;
Diego Henrique Souza Silva¹; Juarez Natalino Silva¹;
Leonardo Henrique Lucas¹; Oquenes de Assis Souza Filho¹; Pedro Augusto Pocceschi do Nascimento¹; Stephanie Americo Vasconcellos¹.
Daniele Pianetti² (Orientadora)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1manda.cristina12@r7.com; brunamingote@hotmail.com; cmcsilk@hotmail.com; crisstuarte@hotmail.com; diegogalodoido100@hotmail.com; artmontagem@ibest.com.br leolucas@live.com; pedrobh94@hotmail.com; Stephanie_americo@hotmail.com.
1-Graduando no 1º módulo no curso de Engenharia Ambiental. Noite.
2-Orientadora TIG.
Resumo
Esse estudo tem por objetivo, realizar um levantamento bibliográfico sobre os efeitos causados pelo descarte de óleo de cozinha doméstico após o uso, bem como, avaliar os contaminantes residenciais provenientes do óleo de cozinha; relacionar sua influência na contaminação do ar, da água e do solo e apresentar as possíveis formas de atenuar os impactos.
Abstract
____________________________________________________________________________
1 Introdução
O óleo é um resíduo de difícil descarte, mas com inúmeras possibilidades de reaproveitamento. Embora não muito divulgado, os impactos resultantes do descarte incorreto são totalmente prejudiciais ao meio ambiente, pois além de tornar a água imprópria para o consumo, pode formar uma película de óleo em sua superfície, que dificulta a troca de gases entre a água e o ar, resultando na morte de peixes e outros organismos dependentes da boa qualidade da água citação.
No Brasil, estima-se a produção de três bilhões de litros de óleo vegetal comestível por ano. Deste total, apenas 2,5% é reutilizado para alguma finalidade, enquanto que o restante é indevidamente descartado, pela população e indústrias, nos solos, corpos