plano de resíduos sólidos (Diagnostico)
Os resíduos sólidos, conhecidos como lixo, são resultantes das atividades do homem e dos animais edescartados ou considerados como imprestáveis e indesejáveis. A sua geração se dá, inicialmente, peloaproveitamento das matérias-primas, durante a confecção de produtos (primários ou secundários) e no consumoe disposição final. Com o desenvolvimento tecnológico e econômico, modificando-se continuamente. Assim, o Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos – PMGIRS, tem que levar em consideração uma estimativa davariação qualitativa e quantitativa do resíduo produzido na cidade. Para a elaboração do PMGIRS de Cruzália, realizaram-se levantamentos e análises dosdiversos tipos de resíduos, do modo de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte,processamento, recuperação e disposição final utilizado atualmente. Foram elaborados a partir de levantamentos emcampo, considerando estudos e programas existentes no próprio município. Assim, esta compilação de dadosmunicipais referentes ao serviço de limpeza urbana entende-se como o diagnóstico da situação atual, utilizadocomo subsídio pela equipe para a definição das proposições.
Este documento é parte integrante do processo de elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão
Integrada de Resíduos Sólidos que será elaborado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema
– Civap, para cumprimento da Politica Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela Lei Federal n°
12.305, de 02 de agosto de 2013, tomando-se também como base a Lei Federal, n° 11.445, de 05 de janeiro de 2007, em termo firmado entre o Civap e a Prefeitura Municipal de Cruzália, em assembleia ordinária de prefeitos, que ocorreu no dia 15 de abril de 2013, na sede do Civap em Assis, SP.
Este documento faz uma descrição das atividades relacionadas com a limpeza urbana, em primeiro momentodiscorrendo sobre a Caracterização dos Serviços de Limpeza Pública Existentes, apresentando a