Socioambiental
18 jul 2011 . 22:00
Dezoito associações participantes da 21ª JuliFEST, em Itabirito, participaram do projeto (Foto: Marina Leão)
Dando sequência ao Projeto Água e Óleo Não se Misturam, a Prefeitura de Itabirito, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, incentivou as 17 associações comunitárias e a Associação dos Deficientes de Itabirito (ADI), participantes da 21ª JuliFEST, a coletarem o óleo vegetal usado para preparar as deliciosas comidas servidas pelas barraquinhas durante a festa. “Todas as associações aceitaram participar do projeto. Elas não tiveram custo algum e, independente da quantidade de óleo recolhida, serão recompensadas”, explica Daniel Sudano, assessor de Desenvolvimento Sustentável.
Com o apoio da empresa Recóleo, especializada na coleta e reciclagem de óleo vegetal usado para fabricar biodiesel, cada associação recebeu recipientes com capacidade para armazenar 90 litros de óleo. “Além da importância ambiental, o descarte correto dos resíduos garante o reaproveitamento do óleo para a produção de materiais de limpeza”, diz Marina Sardinha, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Todo o material coletado pelas associações será trocado por kits de limpeza.
Nos últimos preparativos para o início da JuliFEST, Leni Pereira de Pádua, presidente a associação do bairro Agostinho Rodrigues, recebeu o recipiente para coleta e disse ter comprado, a princípio, 30 litros de óleo para a festa. “Imagina a quantidade de óleo usado por todas as associações nos quatro dias da festa? Achei a ideia ótima e quero colocar um ponto de coleta na nossa associação para continuar a campanha com os moradores”, contou Leni. O público também pôde colaborar com o projeto levando o óleo de casa e descartando-o nos recipientes disponibilizados nos quatro dias da festa.
Completando a preocupação com o meio ambiente durante a 21ª JuliFEST, a Prefeitura