Resumão 4 autores
1. Para estes pensadores os entes humanos tem uma relação dialética com o mundo externo, onde os entes expõem seu ser biológico e suas demandas ao mundo sofrendo assim também as do mundo externo e adaptando este a sua maneira.
Ele tem determinancia e sofre suas causas, também e principalemente no aspecto cognoscível, pois o outro vai dar condições para que ele alcance seu potencial de desenvolvimento cognoscível. A exemplo da fala que é diretamente ligada a convivência com o outro. E a relação mãe e filho.
2. A Wallon – a postura ativa da criança entende-se principalmente pela dialética, pois como individuo biológico, psicológico e social expressa suas próprias demandas, assim “dobrando” o mundo externo e os outros as suas próprias necessidades e “dobrando-se” ele mesmo às situações que lhe independem. Isso principalmente nas oscilações descritas por
Wallon como ora emocionais, ora cognitivas. Que terão focos diferentes motivados pelo desenvolvimento do individuo e recebendo estímulos internos. Conceitos chaves: psicogênese e Dialética.
A Vygotsky – a postura ativa da criança dar-se-á também pela dialética.
Enfocado principalmente nesta criança que se insere no meio social, e desde “exige” que lhe retribua no que Vygotsky chama de mediação, para que por meios próprios o individuo alcance seu próprio potencial.
Conceitos chave: Inter psíquico e mediação.
A Freud – a criança em seu desenvolvimento vive numa constante de conflitos e relações adversativas. Relações essas que se embasam em suas necessidades e desejos. E nesses empenha energia, e de êxitos ou frustrações, em seus embates, tem sua formação psicologia consciente e inconsciente desse desenvolvimento a sua vida, afetos e relações. Conceitos chave: Inconsciente e Sexualidade
A Piaget – Conceito chave: Equilibração majorante.
3. Sendo a sexualidade já inerente ao ente humano desde seu nascimento, expressa pela relação entre