Resumos
A sinalização de segurança nos locais de trabalho tem várias finalidades e deve ser uniformizada para que as mensagens possam chegar às pessoas da forma mais rápida e objetiva possível, sem necessidade de análise da instrução indicada. Para facilitar a compreensão da informação, são utilizadas dimensões, cores, figuras padronizadas e letras. Deve-se evitar também o excesso de sinalização.
A portaria 3214/78, em sua Norma Regulamentadora NR-26 (Sinalização de Segurança), fornece as principais diretrizes sobre as cores e rotulagens preventivas. São indicadas ainda as normas NB – 26 e NB – 76 da ABNT.
A sinalização pode ser vertical, horizontal (no piso de armazéns ou ruas), sonora ou luminosa. Os sinais sonoros e luminosos serão empregados nos veículos e guindastes, de forma a alertar os trabalhadores próximos de sua movimentação. Os sinais horizontais devem indicar faixa de retenção de parada obrigatória de veículos, faixa de segurança para pedestres em travessia de vias e áreas de trânsito em pátios e armazéns.
Os sinais de prevenção de acidentes verticais serão utilizados nos seguintes casos:
a) Sinalização de Perigo:
Para sinalizar perigos específicos. Aa placas tem fundo branco, sobre o qual se insere um oval vermelho dentro de um retângulo preto. Uma linha branca deve separar o perímetro externo do oval vermelho do retângulo preto. A palavra ”PERIGO” deve ser escrita em branco dentro do oval vermelho. As mensagens a serem incluídas na parte inferior devem ser breves, porém escritas de tal forma que transmitam a informação completa.
Figura 83: Placa padrão de Perigo
b) Sinalização de Atenção
Para identificar possíveis situações de perigo ou procedimentos incorretos. As placas compõem-se de um retângulo preto sobre um fundo amarelo. A palavra “ATENÇÃO” deve ser escrita em cor amarela, centrada no retângulo negro na parte superior. Na parte inferior poderá ser escrita a mensagem que se quer ressaltar.136
Figura 84: