Compotamento organizacional
O Comportamento Organizacional é uma área da Administração, um campo de estudos que investiga, de modo sistemático, o impacto que o comportamento humano - indivíduos e grupos – e a estrutura têm sobre o desenvolvimento das organizações. O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e como este comportamento afeta o desempenho das empresas.
Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS, 2005, p. 6), também se preocupa com a satisfação no trabalho atrelada à eficiência e à eficácia.
Os componentes que constituem a área de estudos do comportamento organizacional inclui motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) ( PODE SER UTILIZADO NA INTRODUÇÃO DO TEMA)
A função das organizações na vida do ser humano vai além do pagamento de salário por um serviço prestado, a organização tem por função a modelagem do comportamento dos seus membros, elas podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, podem incentivar a produtividade, assim como respostas rápidas às estratégias administrativas variadas.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política.
A psicologia contribui principalmente para o nível micro, ou individual, de análise, enquanto as demais disciplinas têm contribuído para a compreensão dos conceitos macro, tais como os