compotamento organizacional
1
O conceito de modo de produção
Cesar Mangolin de Barros
Introdução
O presente texto tem por objetivo auxiliar aos que se iniciam no estudo do pensamento marxista na compreensão específica do conceito de modo de produção. Para tanto, está dividido em duas partes principais. A primeira trata do conceito de modo de produção propriamente dito e a segunda é o comentário de alguns trechos selecionados do prefácio a “Crítica da Economia Política”, de
Karl Marx (1859).
Na primeira parte se tratou dos principais elementos teóricos do conceito de modo de produção e também do de formação social; os comentários da segunda parte têm por função acrescentar alguns aspectos e exemplos que parecem importantes para essa introdução.
Procurouse indicar obras de referência para que um estudo mais aprofundado possa ser iniciado.
Visto que o marxismo é alvo de intensa campanha ideológica por parte dos órgãos burgueses de comunicação e no meio científico e também porque existem correntes variadas dentro do próprio marxismo, ou mesmo determinadas apropriações equivocadas da obra teórica de Marx por pensadores de correntes diversas, são necessárias algumas palavras antes de entrar no tema, objeto desse trabalho.
1
Este texto foi escrito exclusivamente como material de apoio e introdutório aos participantes do Módulo Marxismo, do Curso Livre de Humanidades – UMESP.
2
A ciência da história, ou o materialismo histórico, novo campo científico aberto por Marx, tem alguns conceitos fundamentais. Dentre eles figuram os de modo de produção, o de formação social e de transição de um modo de produção a outro. Todos se interligam e, ao mesmo tempo, internos a cada um deles, há uma série de outros conceitos fundamentais.
O conceito de modo de produção é um dos mais importantes do pensamento marxista. Conhecêlo